terça-feira, 19 de novembro de 2013


A Mente Humana

Ciências Cognitivas e Espiritualidade

Arthur Shaker

Livro

334 pgs.




            Considero que a finalidade de todas as Ciências cognitivas que dizem respeito ao ser humano é a de oferecer diretrizes para a realização do bem maior: a realização da Felicidade, e a superação do sofrimento.

Por que, a despeito de nosso desejo e esforço pela felicidade, ainda assim a mente experiencia sofrimento? Há contaminantes que criam venenos na mente? Esses contaminantes são apenas produtos do meio social? É possível libertar a mente desses venenos?

Se este for o grande desafio da Educação, como educar a mente neste esforço? Qual o papel da Ética? A razão humana seria suficiente para esta a realização? Ou haveria a necessidade de uma prática mais profunda, um treinamento mental meditativo? Qual o lugar da Sabedoria?

Leitura e reflexão constituem a abertura inicial para a Sabedoria.

            Este livro toma como base o conhecimento do patrimônio das Tradições espirituais.

            O livro se compõe de duas grandes unidades:
-A primeira, “Sophia Perennis, a Sabedoria Atemporal”, constitui-se numa coletânea de textos sobre temas e portas variadas em torno das Cosmologias e suas relações com a condição humana. Os textos constituem uma reflexão sobre as doutrinas espirituais e suas Cosmologias comparadas, dentro das quais podemos pensar em Ciências Cognitivas, para uma compreensão da mente humana.

A segunda unidade, “Antropologia dos Mitos e Ritos”, procura investigar e mostrar que as várias formas das tradições espirituais estabelecem verdades e regras de viver e pensar que tornem a vida terrestre possível, ao mesmo tempo abrindo para a realização espiritual. E na maioria dos casos, as tradições espirituais apresentam suas verdades na forma de mitos, e suas práticas na forma de ritos. Assim, a compreensão das estruturas dos mitos e ritos pode nos ajudar na reflexão sobre o que seriam vias para uma Ciência Cognitiva da mente e realidade humana.

            Esta coletânea reflete um pouco do percurso de minha juventude reflexiva. Espero que estes textos possam lhes ser úteis.
           

Que todos os seres sejam sadios, pacíficos e verdadeiramente felizes!

Acesso para download gratuito em:

http://casadedharmaorg.org/2013/10/14/artigos-arthur-shaker/


********