segunda-feira, 9 de abril de 2012


O Programa de Redução de Estresse é um curso/treinamento de oito aulas, estruturado para ensinar os pacientes com um amplo escopo de condições crônicas como cuidarem de si mesmos e participar totalmente na melhora de sua saúde e qualidade de vida. Não se constitui, nem pretende se caracterizar, entretanto, como um processo de terapia, mas como um complemento aos tratamentos médicos e psicológicos que possam estar recebendo.

O Programa de Redução de Estresse segue o treinamento oferecido por Fernando A. De Torrijos, Instrutor Senior do REBAP (Reduccion de Estres Basada em Atencion Plena), Departamento de Psiquiatria, Centro Médico UmassMemorial & Escola de Medicina UMass, Massachusetts.

O Programa REBAP se modela no MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction), desenvolvido por Dr. Jon Kabat-Zinn e seus assistentes na University of Massachusetts Medical School’s Stress Reduction Clinic.

A palestra visa apresentar o método e os benefícios já apresentados pelo treinamento em dezenas de centros de saúde, clínicas e instituições em várias partes do mundo. O Programa de Redução de Estresse Baseado na Plena Atenção está integrado no contexto do atual campo emergente da medicina mente/corpo.

Palestrante:

Arthur Shaker, Instrutor do Programa de Redução de Estresse Baseado na Plena Atenção (PREPA) formado no Curso de formación profesional en el programa REBAP/TCBAP, em Montevidéu, Uruguay, 2011, dirigido para pacientes e instrutores (practicum) sob orientação de Fernando de Torrijos, Director Mindfulness Programs in Psychiatry, MBSR/MBCT, Senior Teacher, Center for Mindfulness University of Massachusetss Medical School, Dept of Psychiatry.

Curso de Treinamento:

Arthur Shaker Fauzi Eid
Coordenador da Meditação da Plena Atenção (Mindfulness), Instrutor formado no PREPA, PhD em Antropologia

Profissionais de Saúde:
Ricardo Zanardi (médico), Vinicius Farkas (psicólogo clínico)